segunda-feira, 26 de julho de 2010

CIRCUITO XADREZ RAPIDO DE SOMBRIO - 1 ETAPA

Segunda Feira agitada na noite de sombrio. Pessoal empolgado e o resultado foi 17 participantes na 1 etapa do Circuito Municipal Aberto de xadrez rápido de Sombrio 2010. Nosso vice presidente da liga Mateus David venceu o torneio com 4,5 em 5.

RESULTADO DE TREINAMENTO
Não foi nenhuma surpresa o resultado, Mateus tem seguido nessas ultimas semanas uma fórmula simples de treinamento que muitas vezes passamos aos mais novos, e nem sempre é seguida. Nessas ultimos tempos notei que nosso vice presidente tem jogado várias partidas de 20x20 na internet e sempre procurando desafiar adversários mais fortes com o objetivo de treinar e aprender mais.

Se você cumpre uma meta simples dessa, não tem como não melhorar seu jogo. A dificuldade dos mais novos talvez esteja paciência de "pensar" e o prazer de jogar partidas mais longas. Partidas rápidas 5x5 também são um bom treinamento mas apenas como complemento, não como prática principal. Uma bom jogador de xadrez tem que saber se adptar rapidamente aos vários ritmos que passa uma partida "pensada", e não somente a um ritmo específico. Partidas mais longas ampliam o conhecimento do jogador, melhora a visão espacial, amplia as idéias o conceito do jogo e a concentração, partidas rápidas 5x5 servem para treinar aberturas e a pressão do tempo, mas são perigosas como treinamento da melhora do jogo em si, pois "mecanizam" o movimento dos jogadores, não contribuem para a melhora do conceito do xadrez, e viciam o jogador a procurar "lances" no tabuleiro mais com o propósito de apurar o tempo do adversário doque com idéias para vencer no tabuleiro.

Como posso saber que estou muito mecanizado?
Qdo você começar a perceber que está jogando lances demais no tabuleiro sem saber a reposta "porque jogou?", é hora de você começar a jogar mais partidas pensadas e parar com as de "BLITZ", pois você está demasiado "mecânico".

resultado completo da 1 etapa do circuito municipal de sombrio aqui

Nenhum comentário: