segunda-feira, 1 de junho de 2009

IIII Torneio POUSADA VILA D’ITÁLIA - FIDE

O III Torneio da Pousada Vila D'Italia no Balneário de PENHA valendo rating FIDE foi um dos mais fortes realizados em Santa Catarina nos ultimos tempos. Estive presente a esta "festa" do xadrez, e como não poderia deixar de ser, valeu mais pelo prazer de jogar um torneio deste nível, ver os grandes atuarem e tentar jogar um bom xadrez diante desses mestres oque é quase impossível se você não estiver bem preparado, oque foi que aconteceu. Antonio Bambino Filho foi o grande vencedor desta competição. Mais detalhes da competição estarei postando no menu ao lado.




Logo na segunda rodada peguei a Regina Ribeiro rating FIDE 2092, mas tinha o otimismo que poderia repetir meu feito de 9 anos atrás. Porém substimei demais o Cavalo dela em g5 e não vi um sacrifício em f7 justamente no momento que eu começava a sentir que poderia melhorar minha posição em 3 lances colocando meu cavalo em c4. sem que ela pudesse impedir a curto prazo. Mas é a Regina MI, e não se pode errar com jogadores assim, sendo que o arremate dela foi perfeito.







Fui dormir feliz na Sexta pois do dia seguinte já sabia que teria a oportunidade de enfrentar uma grande figura do xadrez Brasileiro, seu Lourenço Cordioli de 93 anos e rating FIDE 1993. Apesar da idade avançada seu Lourenço ainda é um jogador muito forte, provando que não há limites para quem pratica esporte, e principalmente a nossa nobre arte. A partida terminou empatada, e posso afirmar que tive "inventar" um sacrificio de peão e depois uma qualidade para buscar um contrajogo na ala do Rei, pois estava perdido na ala dama onde seu lourenço acertou quase todos os lances taticos contra minha India do Rei.




Entrei na ultima rodada com 2,5 ptos e puxei o Lidio Dias Delgado FIDE 2285 com 2,0 pts. Como fazer 3,5 ou 3,0 contra um jogador profissional como ele? sem chance. Definitivamente não dei sorte nos emparceiramentos pois quando não eram muitos fortes como A Regina, Lourenço Cordioli e Lidio Delgado, eram então muitos fracos, praticamente iniciantes no xadrez. Então nem pude fazer um pontução melhor, e ainda por cima meus milésimos medianos ficaram muitos baixo sendo o pior daqueles que fizeram 2,5 e acabei perdendo 10 posições na ultima rodada. E pra piorar ainda me faltou meio ponto para fechar o bloco FIDE. Devo postar uma cobertura mais completa do torneio ao longo da semana, abraço a todos. (Alexandre de Matos)

5 comentários:

Lucio disse...

Parabéns pela iniciativa Alexandre. Emfrentar um torneio deste nível é dureza e nem sempre os emparceiramentos ajudam mesmo.
Abraço

Liga Xadrez do Vale disse...

Foi muito complicado Mestre Lucio, mais o prazer de jogar xadrez ainda foi muito maior. Na próxima vamos endurecer mais pro caras! Nosso Citadino Pensado começa dia 8 de Junho aqui, nossa turma está animada pela competição inédita aqui. Espero que seja um grande campeonato local!

Lucio disse...

Temos que trabalhar a idéia de um circuito regional pensado. Garanto uma etapa aqui em BN e quem sabe até este ano, fazer um torneio pensado é mais fácil que um rápido.
Abraço

Equipe de Xadrez ADCRI/FME Criciúma disse...

Aí Alexandre!!! Valeu por nos represntar lá em Penha!!! Bah, só 0,5 ponto? Sacanagem!!! Hehehe!!! Eu concordo plenamente com o Lucio, precisamos fortalecer a nossa região. Precisamos trabalhar esta ideia, e podem contar com o apoio de Criciúma para isso. Farei o que estiver ao meu alcance para que esta ideia dê certo por aqui!!!

Valeu!!!

Liga Xadrez do Vale disse...

Só meio pto em cima dos FIDE e chorado ainda kkkkkk